Igualdade racial estará em pauta em Sapucaia do Sul na próxima semana. Inicia no dia 18, a 7ª edição da Semana Municipal da Consciência Negra de Sapucaia do Sul, promovida pela Prefeitura. A abertura oficial ocorre às 14h, seguida por degustação de comidas afro e exposição de quadros no Calçadão. A programação segue até o dia 23, em diferentes locais.

O prefeito de Sapucaia, Vilmar Ballin, destaca a importância da realização da Semana da Consciência Negra na cidade, que neste ano tem como tema Construindo juntos uma cidade sem racismo. “Será um momento de discussão e reflexão sobre a verdadeira história dos africanos e afro-brasileiros, e de valorização da cultura afro, que é riquíssima. Somente assim é possível diminuir a discriminação racial”, disse.

Canjica, acarajé e Aluá, uma bebida afro sem álcool, estarão no cardápio da degustação que será realizada no Calçadão. Quem passar pelo local poderá se deliciar com as receitas típicas. Além da culinária, uma exposição de quadros da artista plástica Raquel da Silva também deve chamar a atenção dos sapucaienses.

As atividades continuam à noite, no Auditório da Escola Vanessa Ceconet. Às 19h, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade assistirão a apresentação cultural Lanceiros Negros, com o ator Sirmar Antunes.

A programação segue até o dia 23, com  palestras, homenagens e atrações artísticas. O evento é promovido pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Direitos Humanos, Educação, Cultura e Turismo, Geral de Governo e Saúde.