As religiões de matriz africana estarão em pauta em Sapucaia do Sul na próxima semana, 19 de fevereiro, durante a I Conferência Municipal do Povo de Terreiro. Com o tema “A Matriz Africana e seus Pressupostos Civilizatórios”, a conferência acontece a partir das 18h30min, no Auditório da Faculdades Equipe (Av. Sapucaia, nº 1376, Centro). O evento é uma promoção da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

Segundo o diretor de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Direitos Humanos, Luciano Oliveira, a conferência é uma das etapas preparatórias para a I Conferência Estadual do Povo de Terreiro, que acontecerá de 20 a 23 de março, em Porto Alegre. “Discutiremos os quatro eixos temáticos relacionados à matriz civilizatória africana, que serão aprofundados na Conferência Estadual. Para a nossa cidade, é importante unir este segmento da sociedade, para que seja iniciada uma discussão voltada à organização das casas de religião de matriz africana”, disse.

Durante a conferência serão abordados os seguintes eixos: Direitos Humanos; Marco legal, racismo e intolerância religiosa; Desenvolvimento sustentável e comunidade tradicional; Organização social, política e educação.  Os temas serão trabalhados pelo professor e teólogo Jairo Pereira de Jesus. O evento é aberto ao público.