Sapucaienses de baixa renda estão escrevendo um novo capítulo em suas vidas. Através de uma iniciativa da Prefeitura de Sapucaia do Sul, por meio das secretarias municipais de Trabalho, Cidadania e Economia Solidária e de Desenvolvimento Social, estão aprendendo uma profissão com os cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

Atualmente 103 sapucaienses estão participando de diferentes cursos realizados no Instituto Federal sul-rio-grandense (IFSUL). As capacitações são para ajustador mecânico, fresador mecânico, desenhista mecânico e auxiliar administrativo. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 7h30min às 11h45min. Além da oportunidade de aprenderem um ofício sem custo algum, os participantes ganham vale-transporte e lanche.

Vagas abertas: Quem não pode participar de um dos cursos em andamento do Pronatec, mas quer se preparar para o competitivo mercado de trabalho, ainda há oportunidades. Estão abertas as inscrições para os cursos de Inglês Básico e Intermediário, nos turnos manhã e tarde, no SENAC. Para participar é necessário estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Ao todo são 80 vagas.

Além dos cursos de inglês, seguem abertas as inscrições para o curso de Manicure/Pedicure, também no SENAC, no turno da manhã. São 20 vagas. Podem participar sapucaienses com idade entre 16 e 59 anos, e renda familiar de até 3,5 salários mínimos, cadastrados no CadÚnico.

As inscrições para os cursos de Inglês e Manicure/Pedicure podem ser feitas em um dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sapucaia e na Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Economia Solidária. Para se inscrever, é necessária a apresentação do CPF, RG, comprovante de residência, carteira de trabalho e do NIS (Número de Identificação Social).

Onde se inscrever:
– CRAS Central: Rua Santa Catarina, 648 – bairro Santa Catarina
– CRAS Sul: Rua Silveira Martins, 739 – bairro Capão da Cruz
– CRAS Sudeste: Rua Quintino Bocaiúva, 174 – bairro Boa Vista
– CRAS Nordeste: Rua São Caetano, 161 – bairro Vargas
– CRAS volante no Loteamento Colina Verde, que fica dentro da escola Walmir Martins.
Horário de atendimento nos CRAs: Das 8 às 17 horas.
– Secretaria do Trabalho, Cidadania e Economia Solidária: Avenida Assis Brasil, 47 – bairro Centro – das 12h15min às 18h.